14 fevereiro 2017

Minha Corrida: II Trekking 4 Estações – Etapa Verão – 5K

Domingo (05/02) estive participando do Trekking 4 estações – Etapa Verão! Esse circuito de trekking  está acontecendo pela 2ª vez (a primeira foi ano passado), e nesta etapa a prova aconteceu na Lagoa da Ilhota, na Praia de Pirangi no litoral do Rio Grande do Norte.

Os kits foram entregues na sexta-feira no período da tarde/noite num supermercado de suplementos em uma das principais avenidas de Natal. O kit consistia em uma camisa e uma viseira para cada membro, além da medalha e um kit pós prova. Aproveitamos a ida para pegar o kit para comprarmos alguns produtos para serem usados de suprimento na hora da prova.

Kit + Suprimentos pessoais.
O trekking consiste em uma corrida de aventura, ou corrida de orientação como alguns preferem chamar! Ela acontece de forma individual ou em equipe (como é o caso dessa), onde a equipe recebe um mapa com diversos PCs (pontos de controle) que a equipe tem que passar e “bater o ponto”.

A minha equipe era formada por mim (que pela primeira vez participava de uma prova desse tipo), meu irmão (Delbimá, que participava da sua primeira corrida) e uma colega de ensino médio, e hoje colega de profissão (Bruna, que já tinha dois trekking no currículo), juntos formávamos o Team Apolo em homenagem ao Deus da mitologia grega que é venerado como o Deus do Sol.

Meu Team Apolo
Nossa categoria era a Iniciante Mista que (em tese) a distância era de 5K, com passagem por 13 PCs. Além disso havia categoria Master (galera da melhor idade), Iniciante Feminina, Expedição Mista e Masculina (a categoria expedição era para os mais experientes, e a distância era de 7K). E esse era o nosso mapa:

Mapa - Categoria Iniciante Mista
No dia da prova chegamos por volta das 07h no local da largada para fazermos o chek-in (entregar o termo de compromisso, pegar pulseira para passarmos nos PCs e o mapa). A largada estava prevista para 07h:40mim, porém acabou atrasando 10min devido a falta de agilidade na hora do chek-in.

Como tinha experiência com cartografia fiquei responsável pelo mapa, meu irmão pelos suprimentos e Bruna era a pacer, ela controlava quando deveríamos tomar a hidratação, ou isotônico e gel de carboidratos, parar um pouco para respirar e tirar areia do tênis, conter mais a empolgação. Com a estratégia bem traçada estávamos prontos para a prova!

Tínhamos duas metas: a principal era: não sermos os últimos a chegar, e tentar bater o RP de Bruna em Trekking de 5K que era de 01h:18min (doce ilusão).

Antes de chegarmos no primeiro PCs já deu para ver o nível de dificuldade da prova: subidas, dunas e mais dunas, subidas, mata fechada, subidas e dunas, muita, mas muita areia mesmo! Era praticamente impossível correr o tempo todo, nas dunas o pé atolava inteiro na areia!

Primeiro PC - Foto: Organização do Evento
Seguimos então PC1, PC2, PC3 (subindo), PC 4 foi em descida, porém a mata era bem fechada então não ajudava), o PC 13 deveria ser o último, só que já era perto do local da largada, então como nessa prova não era necessário bater todos os pontos na ordem, aproveitamos a oportunidade, uma vez que ele estava entre o PC4 e o PC5, o PC5 veio logo depois do PC13 e era no começo de uma subida, depois disso seguimos uma trilha pela mata fechada e chegamos a um caminho que chamamos de “duna principal” pois ela nos levava a todos os PCs restantes, bem como o caminho de volta até a lagoa (local de largada). Seguimos e chegamos ao PC6 sem muitas dificuldades e depois de atravessar uma mata fechada chegamos ao PC8.

No PC8 tem-se um grande dilema, ir para o PC9 que era mais perto (e a maioria estava fazendo assim), ou ir para o PC7 que estava um pouco mais longe, porém estava mais perto de um ponto de hidratação. Escolhemos ir para o PC7 pois apesar de estarmos com a mochila de hidratação precisávamos de mais água e um “gás” para voltar bem! A essa altura já tinha passado mais ou menos 01h30min de prova.

Entre os PCs 8 e 7.
Do PC7 fomos em direção ao PC12 e já podíamos ver o carro com a hidratação (graças a Deus, o sol tava de rachar). Nos hidratamos, nos “banhamos” um pouco, aliviou o calor e seguimos correndo em direção ao PC11, e de lá que até o PC10 essa parte da prova a areia era batida e também “plana” se comparada ao resto da prova. Do PC10 para o PC9 subimos a pior duna da prova! Chegamos ao PC9 e então todos os pontos batidos com mais ou menos 01h:50min!

MAS A PROVA AINDA NÃO HAVIA ACABADO!

Nesse momento tinha apenas uma equipe por perto (Ak Beer), e aí eis que vamos juntos para um caminho que nos leva a mata fechada! 100% fechada! Quanto mais entrávamos, mais fechada ficava e não ouvíamos mais nada nem ninguém! Nenhum sinal de corredores por perto! Foi difícil admitir para nós mesmos: ESTAVAMOS PERDIDOS! Conseguíamos até ver a “duna principal”, porém havia uma distância enorme de mata fechada entre nosso local e o caminho que nos levaria para chegada! Foram mais ou menos 15min perdidos no meio do nada, (o desespero bateu um pouco, tentei ligar o GPS, mas quem disse que havia sinal) era somente nós 6 e a nossa intuição/orientação!

Voltamos para perto do PC9 encontramos o caminho até que chegamos na “duna principal” e lá vem mais sobe e desce! Nessa hora decidimos que iríamos chegar os 6 juntos já que deveríamos ser uma equipe só e nos chamar “perdidos na mata”! A cada passo dado já era possível ouvir o som na chegada e a alegria aumentando, do alto de uma duna já via o pórtico de chegada! Juntamos os 6 e corremos!! AGORA SÓ ALEGRIA!!

Chegada - Foto: Organização do Evento.
Ao chegarmos recebemos uma medalha linda que se transforma em mandala com o final das 4 etapas (vou pra todas) e recebemos um kit pós prova (que confesso de tanta euforia nem vi o kit direito, rs). Não fomos os últimos a chegar, mas passamos longe do RP de Bruna terminamos e 02h:27min (se tivéssemos batido o RP de Bruna teríamos ficado no pódio, tenham noção de como tava difícil a prova).

Missão Cumprida! - Foto: Organização do evento.
Os 5K na verdade foram uns 8K ou mais, não sei, não estava com garmin, nem liguei aplicativo de celular! Essa prova foi a primeira experiência de muitas corridas de aventura que virão!

Aconselho todo mundo a fazer a experiência de um trekking, apesar das dificuldades, dos altos e baixos, até mesmo de correr o risco de se perder VALE MUITO A PENA! Aventurar-se, ariscar-se, viver intensamente, companheirismo! Foi isso que aprendi com o Trekking!


Vamos para o próximo? A próxima etapa acontecerá em dia 09/04 e as inscrições estão abertas  (saiba mais clicando aqui)! Se você quiser vir e precisar de informações de onde ficar, como se locomover envie um e-mail para corretododia@gmail.com que te ajudo no que for possível.

Nenhum comentário

Postar um comentário