16 junho 2016

O que vi do livro “Correr - o exercício, a cidade e o desafio da maratona” do Dr. Drauzio Varella.

“Impossível imaginar quem eu seria hoje se eu não tivesse começado a correr” – Drauzio Varella.

 
FICHA TÉCNICA:
Páginas: 206
Editora: Companhia das Letras
Autor: Drauzio Varella
Valor pago: de R$ 32,90 por R$ 26,30.
Local da compra: Livraria Saraiva.



Sobre o autor:
Drauzio Varella é oncologista, autor de best-sellers, voluntário numa prisão, pesquisador do uso medicinal de espécies amazônicas e ainda celebridade na TV. Mas consegue há mais de vinte anos conciliar esse atribulado dia a dia com a prática regular de exercício físico. Para ele, correr não é só um hobby: é o que lhe dá o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. (Informações presentes no livro comentado).

Comentários:
Confesso que cresci assistindo Drauzio Varella comentando os mais diversos tipos de doença em seu quadro no Fantástico da Rede Globo. Que ele é um grande médico e também comunicador isso todo mundo sabe, agora descobrir que ele é maratonista e já tinha inscrito inclusive um livro sobre isso foi uma das minhas maiores surpresas desde que adentrei nesse “mundo” magnífico das corridas.

Nunca havia lido nenhum artigo escrito pelo Drauzio Varella, mas eu fiquei IMPACTADO pela leitura desse livro!

É um livro que foge da “lógica” dos demais livros. Não é um livro com início, meio e fim! Ele não segue uma sequencia cronologia adequada, uma hora ele ta falando de um assunto, outra hora tá falando de outra coisa sempre relacionado a corrida, e o melhor de tudo é ver que o conjunto do livro é perfeito, harmônico e o melhor é aquele tipo de livro que você lê em uma tarde se tiver com tempo disponível!

Com capítulos curtos e temas variados a leitura deste livro não é nada cansativa, ao contrário, muito empolgante!!

No livro ele comenta sobre a história da maratona, as maratonas que realizou, corridas/treinos que marcaram a vida dele e, além disso, comenta com um olhar científico questões pertinentes a todos os corredores como hidratação, lesões, etc.

É super interessante (e chega a ser engraçada) a sinceridade dele ao falar sobre que corre...

“Por outro lado, senti na carne o tormento que é levantar da cama de madrugada para correr. Passados mais de vinte anos, meu primeiro quilômetro ainda é dominado por um único pensamento: não há o que justifique um homem passar pelo que estou passando. Existe sofrimento mais atroz do que deixar a cama quente, no horário em que o sono é mais arrebatador, vestir o calção, a camiseta e calçar o tênis para sair correndo?
É só depois do primeiro quilômetro, quando as sucessivas contrações musculares enviam sinais para que o cérebro libere endorfinas na circulação, que o exercício se torna suportável. O bem-estar que a atividade física traz e a tranquilidade que toma conta do corredor só acontecem, de fato, no fim da corrida.
Se ouço alguém dizer que acorda cheio de vontade para correr, nadar, pedalar ou levantar peso na academia, por educação fico calado, mas duvido que seja verdade. Essa disposição pode acontecer num dia de sol, na praia ou num sítio, entre amigos, no dia a dia jamais”.

O Dr. Drauzio Varella se tornou maratonista depois dos 50 anos, isso mostra o quanto nunca é tarde para começar a correr e a cuidar de sua saúde!

O livro é COMPLETO e INDISPENSÁVEL para todos os corredores, quer aqueles que estão iniciando agora (como eu, rs), para aqueles que correm há mais tempo, e aqueles, é claro, que sonham em correr uma maratona (eu de novo! Rs).


Super indico o livro e desejo uma boa leitura a todos!

Sigam nosso instagram: @corridatododia        

Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

Nenhum comentário

Postar um comentário