01 julho 2016

Vantagens e desvantagens e correr sozinho e em grupo

Correr sozinho ou em grupo é muito relativo, se você pegar um grupo de 10 corredores é provável que as respostas serão as mais diversas.

Dando continuidade ao post anterior o Corrida Todo Dia selecionou algumas vantagens e desvantagens de se correr sozinho ou acompanhado, são elas:

CORRER EM GRUPO:

Fonte: Google imagens

VANTAGENS:

Fator Psicológico Positivo
Algumas pessoas entendem que correr em grupo faz com que a pessoa não se preocupe com o tempo, bem como a distância percorrida. Isso faz com que a corrida se torne mais “leve” e os corredores não sintam o tempo passar!

Animação/Motivação
O clima de correr com outras pessoas faz com que você se sinta mais motivado e de certa forma compromissado a correr por haver outras pessoas envolvidas no “processo” de você se levantar e ir correr.

Evita a monotonia
Correr sozinho pode ser muito monótono, o que pode tornar a atividade cansativa caso não se tenha uma boa estrutura psicológica.
(Tenho o costume de correr numa praça que tem uma pista de corrida de 500 metros, em treinos longos, acima de 10k, eu costumo em determinado momento sair da praça e dar uma volta no quarteirão voltando retornando para terminar o treino. Essa saída “quebra” a monotonia de estar só rodando e rodando).

Sociabilidade/interação
Sem dúvidas um dos grandes, ou maiores vantagens de se correr em grupo são as amizades feitas e a interação com os demais corredores. Quem sabe desses grupos não sai até um casamento, hein?
O mundo das corridas é fantástico, mas nem todos são adeptos dessa prática esportiva, então conhecer outros corredores e compartilhar com eles seus momentos de treino e de provas é sensacional.

DESVANTAGENS

Desconcentração
Nem todo mundo tem a devida atenção quando está correndo, correr em grupo as vezes faz com que a pessoa se desconcentre de suas metas, de seu ritmo e li alguns casos (e fiquei muito surpreso) de pessoas que foram atropeladas por se desconcentrarem quando estavam correndo atravessando a rua.

Diferença no grau de condicionamento
Correr acompanhado pode ser um pouco desvantajoso principalmente se a pessoa que está correndo com você tem um ritmo maior que o seu. O ideal é que ao correr em grupo buscar pessoas com o mesmo ritmo, ou conversar com a pessoa e explicar seu condicionamento, sua situação, seu ritmo.

Queda no Rendimento
Se você é um corredor que se prepara pra uma prova-meta (meia-maratona ou maratona) a desvantagem de correr acompanhado é que você possa ter uma quedo no rendimento de seus treinos.

Lesão por super esforço
No caso de corredor iniciante que começa a correr com alguém com mais experiência, é importante não forçar, ou tentar acompanhar o esforço do outro corredor porque havendo um super esforço é bem provável que você possa sofre uma lesão e ficar algum tempo sem poder correr, então muito cuidado.

CORRER SOZINHO:

Fonte: Google imagens



VANTAGENS

Momento de Paz
As vezes as pessoas tem uma vida tão agitada, que a corrida é o único momento em que lhe é possível “descansar”, ou melhor se desligar do turbilhão de coisas que vive!
(Encaixo-me nesse grupo! A corrida é um refúgio para mim por isso gosto muito de correr sozinho!).

Trabalha a disciplina e a força de vontade
Correr sozinho leva ao corredor trabalhar valores como a disciplina, responsabilidade, força de vontade dentre outros. Isso por que sem esses valores não é possível o corredor iniciante crescer dentro do esporte.
(No meu caso eu precisei trabalhar muito esses valores, havia treinos que eu desistia porque não havia ninguém pra me levar para a pista de corrida, ou mesmo porque não queria “forçar demais” (preguiça mesmo, hehe). Hoje em dia vejo a corrida agregar muito esses valores para minha vida, principalmente quanto ao estudo para concursos.)

Auto-suficiência na hora de fazer prova
Correr sozinho te faz ser mais independente no quesito participar de provas oficiais, uma vez que você não depende de estar acompanhado para poder concluir a prova com sucesso!
Exemplificando: Alguns corredores treinam em grupo, mas chega o dia da prova e do grupo de três pessoas, uma não se inscreve na corrida e a outra teve um problema de saúde e desiste de ir para corrida na véspera. O que acontece com o corredor que sobrou? Muitos desistem por ficarem (mesmo sem haver intenção) dependentes dos colegas corredores.

Conhecimento do próprio corpo
O nosso corpo fala! E nós precisamos estar atentos aos sinais que ele nos envia! Quando corremos em grupo o “barulho” externo impede de ouvirmos o nosso corpo! Já quando corremos sozinhos fica mais fácil de perceber “ouvir” aquilo que ele nos comunica.

DESVANTAGENS

Fator Psicológico Negativo
Correr requer um preparo físico, mas também psicológico! E quando se corre sozinho esse preparo psicológico tem que ser muito intenso, pois os treinos a cada dia que passa vão ficando mais fortes e muitas vezes por estar “sozinho” causa um impacto negativo no psicológico do corredor que sozinho acaba vendo a corrida como um “peso” na sua vida.

Monotonia
Correr sozinho, sempre no mesmo lugar, as mesmas paisagens, por vários dias gera uma monotonia que por vezes desmotiva o corredor a continuar os seus treinos.
Conforme apontei anteriormente, geralmente quando está muito monótono, eu mudo a “rota” da minha corrida para melhorar meu desempenho e desopilar um pouco.

Perigo
Infelizmente, aqui no Brasil, não vivemos bem quanto o quesito segurança. A violência é crescente, nem preciso comentar isso, basta ver diariamente os noticiários para perceber.

Correr sozinho muitas vezes deixa o corredor sujeito à alguns perigos, como assalto, por exemplo, o que de certa forma poderia (digo poderia pois tem alguns bandidos que ainda se arriscam) ser evitado se houvesse outra(as) pessoa(s) correndo junto. 

Sigam nosso instagram: @corridatododia

Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

3 comentários

  1. EU TREINO SOZINHO SEMPRE ISTO ME FAS FORTE CHEGO AO APICIE DA FORÇA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também prefiro sozinho!! Me ajuda a ser mais disciplinado!

      Excluir
  2. Adoro dicas corro só tbm e faço só fortalecimento e mais nada.agora que estou partindo prós 10 kms em 1:20

    ResponderExcluir