27 julho 2016

O que vi do Congresso Correr é Fácil – 1º e 2º Dia

No domingo (24/07) a noite fiquei sabendo que haveria um congresso 100% online sobre corridas e que já começaria na segunda (25/07) e se estenderia até domingo (31/07).

Tratava-se do 1º Congresso Correr é Fácil onde especialistas de nível internacional vão compartilhar estratégias para acabar de vez com as barreiras que impedem as pessoas de começar ou ir além na CORRIDA!

A programação é bastante vasta, vários palestrantes, e vários temas! Como não tenho condições de assistir todas as palestras vou relatar aqui as que assisti que são mais voltadas para o corredor iniciante.




Assisti as quatro primeiras palestras, as duas primeiras e a quarta eu assistir por ter interesse no assunto, a terceira não tinha muito interesse, mas já tinha visto o palestrante no instagram e quis assistir para conhecê-lo um pouco mais e me surpreendi.

O que vi de cada uma dessas palestras do primeiro dia do Congresso Correr é Fácil, eu conto a seguir:

1ª Palestra: Como se apaixonar para corrida – Karolina Cordeiro
Karolina Cordeira é uma mãe corredora, que começou a correr junto com seu filho o Pedrinho que foi diagnosticado com Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), uma doença raríssima que impede os movimentos. 

Karolina encontra na corrida uma fonte de força para superar as dores da vida. De acordo com ela todo mundo tem um motivo pra correr, e para ela correr foi uma oportunidade para mostrar ao filho o quanto a vida é “colorida”.

Com muita emoção (eu chorei bastante) Karolina da uma lição de porque se apaixonar pela corrida: “A corrida nos proporciona isso: não desistir de nós mesmos. (...) Quando colocamos o tênis nós nos sentimos vivo”, disse ela.

Ao falar sobre correr com o filho Karolina disse que “Os pés dele não tocam o chão, mas na corrida é ele quem me leva”.

Karol encerra com uma série de questionamentos que nos levam a refletir sobre o quanto estamos “apaixonados” por correr e pela vida.

Quantos de nós podemos fazer tantas coisas, e não fazemos?O que te movimenta? Qual que é a sua missão?

Minha lição dessa palestra: Descubra sua motivação, se apaixone por correr e siga pois a melhor corrida sempre será a próxima! Ser atleta está no coração!

2ª Palestra: 5 passos para começar a correr do zero – Juliano Marciel
Juliano Marciel é treinador da Equipe Winners em Porto Alegre-RS. E os cinco passo para correr começando do zero são:

1º Passo: Internalizar um desconforto que o leve a sair do sofá e buscar uma motivação (o que você quer? O que você busca?) e após isso ter atitude;

2º Passo: Buscar informações. O ideal é que se procure um profissional capacitado da área, mas como nem todos tem condições de pagar pelos serviços, o acesso a informação por meio de sites especializados no assunto é muito fácil;

3º Passo: Começar a caminhar. Todo corredor um dia começou caminhando, depois intercalando caminhada e corrida e depois apenas correndo. A caminhada é o começo da história de muitos com a corrida;

4º Passo: Trabalho de fortalecimento, que constitui um trabalho complementar onde todo o corpo é trabalhado para melhorar na corrida e, sobretudo a recuperação das articulações. Musculação, funcional, pilates são ótimas opções para o fortaleciemnto do corredor;

5º Passo: Foco, objetivo e determinação o que significa nada mais, nada menos que manter a motivação inicial;

“O esporte mais do que uma atividade física, ele muda a vida das pessoas” encerrou Juliano.

3ª Palestra: Como ir da Obesidade à maratona em um ano – André Burgos
Essa palestra foi feita num formato como que de debate com a participação do organizador do evento Frederico Vilhar.

Nessa palestra André comenta que chegou uma época que estava obeso e não estava agüentando mais o sedentarismo decidiu correr começando com 4k.

Ele fala que a sua principal motivação era a dúvida que os amigos tinham da capacidade dele, achando que por ser gordo ele não poderia correr.

Motivado por isso André deu um show de superação, fez seus primeiros 10k, depois 15k, depois 21k e chegou a maratona em menos de um ano. Ele ressaltou o quanto é importante respeitar o próprio corpo e evoluir gradativamente dentro da corrida.

É importante frisar que todo esse processo foi acompanhado por profissionais e o palestrante disse que era muito sedento de informações, sendo que sempre buscava blogs ou mesmo explicações científicas sobre a corrida.

Para ele a atividade física mudou a forma como ele lidava com os problemas da vida.

“O limite está na cabeça das pessoas”. André Burgos.

4ª Palestra: Estratégia nº 1 para dar os primeiros passos na corrida – Meleine Vargas
A palestrante inicia falando um pouco de como decidiu começar a correr (há um ano e meio) e sair do sedentarismo junto com uma reeducação alimentar.

Ela elenca algumas dificuldades como: preguiça, falta de motivação e fala muito do diálogo interno que há antes ou durante a corrida.

De acordo com ela nesse diálogo nós precisamos decidir a quem ouvir: a acomodação ou a motivação.

A estratégia que ela usa para correr é: focar na sensação pós-corrida, focar nos benefícios e projetar na mente dela o corpo que ela deseja ter.

Meleine ainda ressalta alguns pontos essenciais que a fazem desejar correr mais e melhor: uma alimentação saudável, a qualidade do sono e a ajuda de um profissional.

O que vi do 2º dia: (NADA, rs):  No segundo dia (27/07) não tive tempo de acompanhar nenhuma palestra inteira, porém assisti um trecho do webnário as 22h, vejam a programação e caso se interessem podem adquirir o plano especial.



Quem deseja assistir essas palestras pode adquirir um pacote especial para assistir ao Congresso quando e quantas vezes você quiser. Para saber mais clique aqui.

Sigam nosso instagram/twitter: @corridatododia

Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

Nenhum comentário

Postar um comentário