15 maio 2016

Dicas de produtos para recuperar-se da chikungunya e voltar a treinar

No mês de abril tive uma série de doenças indesejáveis uma após outra (virose da mosca, crise de garganta, gripe e a famosa chikungunya).

Dentre todas essas doenças a que mais me afetou como corredor foi a chikungunya devidos as dores articulares, principalmente no tornozelo, joelhos, pulsos e dedos.

Foi um longo caminho de recuperação dessas dores que ainda estou trilhando e melhorando um pouco a cada dia.

Então resolvi partilhar um pouco sobre quais medidas/medicamentos eu tomei para melhorar essas dores.

CONHECENDO A DOENÇA

Mosquito Aedes aegypti - transmissor do chikungunya
A febre chikungunya (ou chicungunha) é uma doença viral transmitida pela picada de um mosquito, também o transmissor da dengue e o zika vírus, o Aedes aegypti.

A chikungunya é caracterizada por dor articular aguda, especialmente nas cinturas articulares, como nos dedos, pulsos, tornozelos, joelhos ou pés. Estas dores fazem com que o paciente adote uma posição deitada e parada por muitas horas. Eles penalizam fortemente o indivíduo em sua vida diária, uma vez que ele apresenta grande dificuldade até mesmo para agarrar um objeto, por exemplo. As dores são frequentemente acompanhadas de um surto de febre (acima de 39°C), dores de cabeça, dores e manchas vermelhas na pele. Às vezes, podem ocorrer sintomas gastrointestinais. Estes sintomas aparecem de repente.

A febre passa em menos de uma semana, porém as dores articulares se estendem por vários dias, semanas podendo chegar a meses dependendo muito de cada caso.

A febre é muito ruim e deixa o atleta de “molho”, porém as dores articulares são piores, pois dá ao corredor uma sensação de impotência pois há uma vontade de correr, você não está mais de “molho” por causa da febre, mas mesmo assim não pode correr por uma dor chata nas articulações e se forçar pode haver lesões e ter que ficar mais tempo ainda sem correr.

No meu caso, eu passei cerca de 21 dias sem correr e voltei correndo bem abaixo do meu ritmo normal, e em distâncias muito pequenas comparado a antes.

Todo esse processo de retornar a corrida tem sido acompanhado de medicamentos que auxiliam na recuperação e alivio das dores.

Aqui demonstrarei alguns medicamentos/produtos/receitas que estão me auxiliando nessa recuperação.

PREDNISONA 20 MG - (valor de R$ 7,00 a R$ 25,00 dependendo do laboratório)

Esse medicamento foi indicado por um médico para a minha avó que também teve a chikungunya.

Quando minha mãe estava com chicungunya eu comprei esse medicamento para ela e questão de um dia depois eu também estava doente.

Então, meio que por uma indicação da indicação comecei a tomar dois comprimidos por dia e confesso que o alívio era IMEDIATO! Eu tomava o comprimido, duas horas depois eu já estava no ponto de sair pra correr, mas não o fazia por ser prudente.

Porém cinco dias depois de tomar esse remédio passei a sentir uns efeitos colaterais, como: enjoo, mal estar, tontura, sensação de inchaço, um sono excessivo, dentre outros efeitos que me fizeram deixar de tomar o remédio.

Resultado, bastou um dia sem o remédio e as dores voltaram, fiquei então muito dividido entre voltar a tomar, sentir alívio das dores e os efeitos colaterais ou ficar sem tomar o remédio e as dores ficarem mais intensas.

O que fiz: resolvi tomar apenas um comprimido por dia, depois passei a tomar o remédio dia sim, dia não, até que chegou o ponto que as dores diminuíram a intensidade e eu deixei de tomar definitivamente o remédio.

ALERTA: Procurem um médico antes de tomar esse remédio, evitem a automedicação. (Eu sei que fiz errado, e me arrependo um pouco disso, poderia ter amenizado os efeitos colaterais).

ÓLEO DE ALHO - (valor RS 20,00)



Depois de parar de tomar os remédios de alívio imediato das dores tive que buscar uma solução alternativa para as dores articulares que já tinham diminuído consideravelmente.

Passei a utilizar cápsulas de Óleo de alho da Orange Health.

A princípio não coloquei muita fé, pois não via nenhuma alteração das dores, porém lá para o 4º dia que estava tomando duas cápsulas por dia comecei a sentir grandes melhoras.

Estou utilizando ele atualmente, pois as dores ainda não desapareceram 100%, mas em comparação ao que estava antes estou muito melhor.

Além de ser bom no alívio das dores o óleo de alho tem o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial; Combate as infecções; Possui antioxidantes e ­avonoides que combatem o envelhecimento; e Reduz a coagulação do sangue.

RECEITA CASEIRA A BASE DE ALHO

Na internet, tem rolado uma receita que promete se livrar das dores articulares provocadas pelo chikungunya.

A receita é a seguinte:

“Basta picar cinco dentes de alho e colocar em um litro de água.
Faça isso à noite e coloque para descansar.
No outro dia, assim que acordar, tome um copo de 200 ml em jejum.
Coloque na geladeira o restante.
E tome nos outros dias, sempre em jejum, um copo de 200 ml do remédio.
Quando acabar o medicamento, refaça-o com novos ingredientes.
Você deve fazer este tratamento durante 30 dias.”

Eu confesso que não fiz essa receita, mas minha mãe tomou e de acordo com ela funciona.

Se levado em consideração que o óleo de alho auxilia no alivio as dores articulares da chikungunya, faz sentido que essa receita caseira realmente faça efeito, pois o "princípio ativo" é o mesmo.

E você já teve chikungunya? O que fez para se recuperar? Deixe seu comentário.

Sigam nosso instagram: @corridatododia


Entre em contato conosco pelo e-mail: corretododia@gmail.com

2 comentários

  1. Oi tubo bem ? Voce esta curado mesmo dessa doença ? Sou atleta tbm e isso me afetou !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu estou! Porém é preciso tempo! As dores foram e voltaram muitas vezes até que eu pudesse dizer que estou curado da doença! Todo o processo levou cerca de 8 meses! Invista em musculação que também ajuda muito! E sobretudo não se entregue a doença, não deixe que ela te impeça de fazer as coisas que você gosta! Abraço!

      Excluir